É o centro exato do salmo, e o seu ponto mais íntimo. Note o verbo: a ovelha “anda” pelo vale; não acampa, não fica. O vale é travessia, não destino. E o salmista não promete que não haverá vale, promete companhia dentro dele.
Aqui acontece a virada mais bela do texto. Nos três primeiros versículos, Davi fala do Pastor em terceira pessoa: “Ele me faz deitar”, “Ele refrigera”. Mas no escuro do vale, a teologia vira oração: “porque Tu estás comigo”. A dor não nos afasta de Deus, ela nos aproxima Dele!